Painel Portlet
Manejo Florestal Madeireiro para Pequenas Áreas
Sumário
- Apresentação
- Introdução e importância econômica
- Local do estudo
- Características edafoclimáticas e cobertura florestal do local do estudo
- Breve histórico do sistema de manejo florestal do PC Peixoto
- Caracterização das áreas florestais manejadas
- Plano de manejo florestal
- Modificações efetuadas no sistema inicial
- Equipamentos utilizados
- Espécies processadas e tipos de peças produzidas
- Monitoramento da floresta manejada
- Crescimento e dinâmica da floresta manejada
- Índices técnicos de produtividade
- Produtividade do transporte primário com o microtrator
- Custos de produção
- Rentabilidade e taxa de retorno
- Investimento inicial básico
- Agradecimentos
- Referências
Apresentação
O manejo florestal se mostra como uma atividade econômica harmônica e recomendada à região Amazônica. Entre os seus benefícios, citam-se: a) reduz o vetor do desmatamento; b) contribui para o desenvolvimento econômico, ambiental e social com a oferta de produtos e serviços; c) conserva as florestas e, como efeito, suas funções essenciais ao meio ambiente e ao equilíbrio do clima; e d) contribui para a celeridade na regularização e para a garantia de acesso aos direitos sobre a terra, em especial às comunidades manejadoras.
A partir da segunda metade dos anos de 1990, o manejo florestal para pequenas áreas (conhecido também como de pequena escala ou comunitário) teve crescimento acentuado na região Norte e, atualmente, é praticado na maioria dos seus estados. Esse crescimento está relacionado à implementação de políticas públicas, incentivos e disponibilidade de recursos financeiros, tendo como agentes parceiros executores as instituições vinculadas ao segmento, incluindo a Embrapa.
O Estado do Acre é uma referência para o manejo florestal comunitário na Amazônia, o que se deve ao pioneirismo, ao desenvolvimento de sistemas de produção, ao expressivo número de projetos em execução e ao nível organizacional, com a atuação de uma cooperativa florestal comunitária. Em sintonia com os programas e políticas de governo (estaduais e federais), as tecnologias de manejo de florestas comunitárias acrianas possuem claros indicadores de sustentabilidade e amplo alcance territorial, social, econômico e ambiental.
Nesse cenário, este trabalho apresenta informações técnicas e econômicas atualizadas sobre o sistema de produção de manejo florestal comunitário madeireiro do Projeto de Colonização Pedro Peixoto, localizado no Município de Senador Guiomard, AC, sendo a primeira iniciativa de manejo comunitário no Acre a cortar e processar madeira de modo sustentável, com as primeiras ações em 1995. O sistema de produção aqui descrito reúne os vários ajustes e modificações ocorridos ao longo dos anos, incluindo a inserção de serrarias portáteis e microtratores no processo produtivo, e contribui para a ampliação do manejo florestal na Amazônia.
Eufran Ferreira do Amaral
Chefe-Geral da Embrapa Acre
Link Edição Portlet
- Embrapa Acre
- Sistema de Produção, 8
- ISSN 1679-1134
n/a
Link Expediente Portlet
Lista de Editores do SP da Area publica Portlet
Editor(es) técnico(s)
- Henrique Jose Borges de Araujo