Apresentação

O manejo florestal se mostra como uma atividade econômica harmônica e recomendada à região Amazônica. Entre os seus benefícios, citam-se: a) reduz o vetor do desmatamento; b) contribui para o desenvolvimento econômico, ambiental e social com a oferta de produtos e serviços; c) conserva as florestas e, como efeito, suas funções essenciais ao meio ambiente e ao equilíbrio do clima; e d) contribui para a celeridade na regularização e para a garantia de acesso aos direitos sobre a terra, em especial às comunidades manejadoras.

A partir da segunda metade dos anos de 1990, o manejo florestal para pequenas áreas (conhecido também como de pequena escala ou comunitário) teve crescimento acentuado na região Norte e, atualmente, é praticado na maioria dos seus estados. Esse crescimento está relacionado à implementação de políticas públicas, incentivos e disponibilidade de recursos financeiros, tendo como agentes parceiros executores as instituições vinculadas ao segmento, incluindo a Embrapa.

O Estado do Acre é uma referência para o manejo florestal comunitário na Amazônia, o que se deve ao pioneirismo, ao desenvolvimento de sistemas de produção, ao expressivo número de projetos em execução e ao nível organizacional, com a atuação de uma cooperativa florestal comunitária. Em sintonia com os programas e políticas de governo (estaduais e federais), as tecnologias de manejo de florestas comunitárias acrianas possuem claros indicadores de sustentabilidade e amplo alcance territorial, social, econômico e ambiental.

Nesse cenário, este trabalho apresenta informações técnicas e econômicas atualizadas sobre o sistema de produção de manejo florestal comunitário madeireiro do Projeto de Colonização Pedro Peixoto, localizado no Município de Senador Guiomard, AC, sendo a primeira iniciativa de manejo comunitário no Acre a cortar e processar madeira de modo sustentável, com as primeiras ações em 1995. O sistema de produção aqui descrito reúne os vários ajustes e modificações ocorridos ao longo dos anos, incluindo a inserção de serrarias portáteis e microtratores no processo produtivo, e contribui para a ampliação do manejo florestal na Amazônia.

Eufran Ferreira do Amaral
Chefe-Geral da Embrapa Acre

Link Edição Portlet Link Edição Portlet

n/a

Link Expediente Portlet Link Expediente Portlet

Lista de Editores do SP da Area publica Portlet Lista de Editores do SP da Area publica Portlet

Editor(es) técnico(s)

  • Henrique Jose Borges de Araujo

Lista de Autores do Tópico Área Pública Portlet Lista de Autores do Tópico Área Pública Portlet

Autores deste Tópico

Nenhum autor associado.

Link Todos Autores Portlet Link Todos Autores Portlet

Imprimir SP Imprimir SP

Imprimir este SP

Atenção: Uma nova janela será aberta.