Apresentação

O feijão-caupi constitui-se em um dos principais componentes da dieta alimentar nas regiões Nordeste e Norte do Brasil, especialmente na zona rural. Somente as cultivares de feijão-caupi geradas pela Embrapa Meio-Norte, em parceria com outras instituições do sistema cooperativo de pesquisa, ocupam 30% da área total cultivada com essa leguminosa no país (1.451.578 ha), gerando milhares de empregos diretos e renda.

Atualmente, já se dispõe de um vasto acervo de informações tecnológicas para o feijão-caupi. Por meio do programa de melhoramento genético, foram desenvolvidas várias cultivares comerciais, ampliando o mercado e as formas de uso do produto.

Melhorias nas técnicas de cultivo do feijão-caupi, em sequeiro e irrigado, foram obtidas notadamente após a execução do projeto “Estratégias tecnológicas para o desenvolvimento sustentável do feijão-caupi no Brasil”, por meio do qual foram geradas diversas tecnologias referentes ao sistema de produção dessa cultura.

Este trabalho tem o objetivo de disponibilizar a produtores, técnicos, professores e estudantes, recomendações técnicas e inovações tecnológicas para os sistemas de cultivo do feijão-caupi em diferentes ecossistemas do Brasil.

 

Luiz Fernando Carvalho Leite
Chefe-Geral da Embrapa Meio-Norte

 

Link Edição Portlet Link Edição Portlet

2ª edição

Mar/2017

Link Expediente Portlet Link Expediente Portlet

Lista de Editores do SP da Area publica Portlet Lista de Editores do SP da Area publica Portlet

Editor(es) técnico(s)

  • Edson Alves Bastos

Lista de Autores do Tópico Área Pública Portlet Lista de Autores do Tópico Área Pública Portlet

Autores deste Tópico

Nenhum autor associado.

Link Todos Autores Portlet Link Todos Autores Portlet

Imprimir SP Imprimir SP

Imprimir este SP

Atenção: Uma nova janela será aberta.