Painel Portlet
Sistema de Produção de Leite a Pasto no Acre
Sumário
- Apresentação
- 1. Introdução
- 2. Caracterização do sistema de produção tradicional de leite no Estado do Acre
- 3. Caracterização do sistema de produção de leite proposto para o Estado do Acre
- 4. Importância econômica
- 5. Clima e solo
- 6. Raças e melhoramento genético do rebanho
- 7. Instalações zootécnicas
- 8. Alimentação do rebanho
- 9. Formação e manejo de pastagens
- 10. Manejo da ordenha
- 11. Manejo reprodutivo
- 12. Manejo sanitário
- 13. Controle zootécnico
- 14. Mercados e comercialização
- 15. Coeficientes técnicos, custos, rendimento e rentabilidade
- 16. Referências bibliográficas
Apresentação
Nos últimos 40 anos, o Acre passou por profundas transformações. Nos anos de 1960, a população era predominantemente rural, a economia era extrativista e o estado ficava praticamente isolado do restante do País por via terrestre durante 8 meses. Quase todo o leite consumido no Acre era proveniente de outras regiões e o produto predominante no mercado era o leite em pó, devido à dificuldade de transporte via terrestre pela rodovia BR 364 (não pavimentada), durante o período chuvoso, o que resultava em perdas elevadas do leite tipo C embalado em sacos plásticos. Isso também limitava o consumo de leite por grande parte da população urbana e rural que era de baixa renda e, portando, não possuía poder aquisitivo para o consumo do produto aos preços praticados nos mercados do estado. Apesar dos avanços experimentados nos últimos 37 anos, a pecuária bovina de leite ainda enfrenta grandes desafios no Acre.
Com este documento, a Embrapa Acre tem o objetivo de disponibilizar um Sistema de Produção de Leite a Pasto para as organizações públicas e privadas com potencial de adoção pelos produtores do Acre. Este sistema é composto de um conjunto de tecnologias recomendadas para alimentação, genética, infraestrutura e boas práticas de produção e foi validado por meio de reunião técnica entre pesquisadores, produtores e agentes de instituições públicas e privadas de crédito, fomento e assistência técnica e extensão rural.
Espera-se que a adoção em larga escala deste sistema contribua para aumentar a produtividade e a qualidade do leite, elevando a renda e a qualidade de vida dos produtores. A inovação tecnológica contribuirá para a expansão e consolidação da cadeia agroindustrial do leite no Estado do Acre.
Eufran Ferreira do Amaral
Chefe-Geral da Embrapa Acre
Link Edição Portlet
- Embrapa Acre
- Sistema de Produção, 6
- ISSN 1679-1134
Fev/2017
Link Expediente Portlet
Lista de Editores do SP da Area publica Portlet
Editor(es) técnico(s)
- Giselle Mariano Lessa de Assis