Painel Portlet
Sistema de Produção de Mudas de Citros
Apresentação
A citricultura é uma das principais atividades agrícolas do Brasil, inclusive do Rio Grande do Sul, onde existe uma cadeia produtiva praticamente completa, envolvendo produtores dos mais diversos insumos, cerca de 20 mil produtores de frutas, beneficiadoras de frutas, indústrias de sucos, doces e geleias, atacadistas, varejistas e consumidores.
Dentre os insumos agrícolas relacionados à atividade citrícola, a muda é um dos principais, envolvendo, em sua produção, uma série de outros insumos, como os materiais propagativos de origem, substratos, sacos plásticos, fertilizantes, corretivos, agroquímicos, fitas de enxertia, hastes metálicas, etc., aliados ao profissionalismo dos viveiristas.
Há 15 anos, a Embrapa Clima Temperado vem realizando pesquisas com otimização da produção de mudas certificadas de citros, tendo exercido um papel decisivo na conversão do sistema de produção convencional a campo no de produção em ambiente protegido no Rio Grande do Sul. Por meio desse trabalho, o setor de viveiros do estado evoluiu em termos de qualidade, notadamente quanto à produção de mudas com identidade genética, sem propágulos de plantas daninhas e de patógenos, e com elevado padrão fitotécnico, estando, ainda, ajustado às normas e princípios da produção integrada de citros.
Nesse contexto, a presente publicação reúne informações sobre as principais estratégias e práticas necessárias à produção de mudas certificadas de citros em ambiente protegido, seguindo as normas e os padrões de qualidade estabelecidos pela legislação federal vigente.
Clenio Nailto Pillon
Chefe-Geral
Embrapa Clima Temperado
Link Edição Portlet
2ª edição
- Embrapa Clima Temperado
- Sistema de Produção, 1
- ISSN 1806-9207
- Escritório de Londrina
- Sistema de Produção, 1
- ISSN
Fev/2016
Link Expediente Portlet
Lista de Editores do SP da Area publica Portlet
Editor(es) técnico(s)
- Roberto Pedroso de Oliveira
- Walkyria Bueno Scivittaro
- Rogerio de Sa Borges