Apresentação

A mangicultura irrigada no Semiárido brasileiro responde por 77% da produção de mangas do Brasil e por mais de 90% da exportação nacional da fruta. É importante mencionar que o potencial de aumento para as exportações de manga do País, nos próximos 10 anos, é estimado em 80%, segundo estudos recentes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O Sistema de Produção da Manga é resultado da contribuição de pesquisadores da Embrapa Semiárido, bem como de outras instituições relacionadas a este agronegócio, e objetiva fornecer informações técnicas referentes ao manejo e tratos culturais requeridos pela cultura, quando cultivada sob condições irrigadas, no Semiárido brasileiro. A terceira edição da obra traz atualizações referentes à importância socioeconômica do cultivo para a região e para o país; à incidência e controle de pragas e doenças da cultura; às práticas de colheita e pós-colheita da fruta; aos mercados disponíveis; e aos custos e rentabilidade desta atividade.

Nesta nova versão, foram incluídas informações relacionadas com o monitoramento, tratamento e controle biológico das moscas das frutas. Também é feito o registro da ocorrência de uma nova praga acometendo os pomares da região: a cochonilha-rosada. Relatam-se ainda seus possíveis danos, monitoramento, nível de ação e formas de controle alternativos. Com relação às doenças, constam a sintomatologia e o controle da podridão peduncular em manga na pós-colheita, cuja incidência na região tem crescido e vem sendo associada à redução na produção e perdas na qualidade dos frutos. Outra novidade é que a determinação do ponto de colheita, baseado na cor da casca e da polpa de mangas ‘Tommy Atkins’ e ‘Kent’, é apresentada por meio de ilustrações que facilitam a tomada de decisão por parte dos produtores. A obra traz ainda uma atualização das exigências da União Europeia sobre o uso de cera na impermeabilização dos frutos.

Com a atualização deste sistema de produção, esperamos continuar contribuindo para o agronegócio da mangueira nas condições semiáridas, atividade de grande expressão para a economia do País. Além disso, essas informações subsidiarão produtores que buscam o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, geradora de produtos de qualidade e, portanto, competitivos.

Pedro Carlos Gama da Silva

Chefe-Geral da Embrapa Semiárido

Link Edição Portlet Link Edição Portlet

3ª edição

Nov/2015

Link Expediente Portlet Link Expediente Portlet

Lista de Editores do SP da Area publica Portlet Lista de Editores do SP da Area publica Portlet

Editor(es) técnico(s)

  • Maria Aparecida do Carmo Mouco

Lista de Autores do Tópico Área Pública Portlet Lista de Autores do Tópico Área Pública Portlet

Autores deste Tópico

Nenhum autor associado.

Link Todos Autores Portlet Link Todos Autores Portlet

Imprimir SP Imprimir SP

Imprimir este SP

Atenção: Uma nova janela será aberta.