Obs.: Conteúdo publicado em 2003, e migrado para este site sem alterações.

 

Apresentação

Na década de sessenta, o Acre importava carne da Bolívia e de outras regiões do Brasil. Apenas as populações de maior renda tinham acesso  a este produto e,  pessoas que aqui viviam naquela época informam que era necessário levantar de madrugada e enfrentar filas para conseguir adquirir o produto.

A pecuária bovina desenvolvida no Acre na década de sessenta, que era  uma atividade incipiente e extensiva, desenvolvida por pequeno número de produtores, tornou-se a atividade econômica mais importante do setor primário no final da década de noventa. Esta atividade é desenvolvida por mais de 20.000 produtores, gerando mais de 40.000 empregos na cadeia produtiva, com receitas brutas de aproximadamente 200 milhões de reais em 2002.

O Acre produz carne totalmente a pasto, com um produto de excelente qualidade que é exportado para diversas regiões do país. Nos últimos quatro anos, o esforço conjunto do setor privado, dos governos federal, estadual e municipais, na execução do Programa de Erradicação da Febre Aftosa, tirou o Estado da categoria de risco desconhecido para a de risco baixo. Com mais de três anos sem a ocorrência de casos desta doença, o Acre tem a perspectiva de se tornar área com risco desprezível, ou seja, área livre da Febre Aftosa com vacinação já em 2003.

Apesar dos grandes avanços experimentados nos últimos vinte anos, a pecuária ainda enfrenta grandes desafios, entre os quais se destacam: 1) existência de extensas áreas degradadas; 2) a morte de extensas áreas de pastagens de Brachiaria brizantha cv. Marandu; e, 3) os sistemas extensivos com baixo nível tecnológico que predominam em grande parte das pequenas, médias e grandes propriedades do Estado do Acre.

A Embrapa Acre participa de forma efetiva do esforço conjunto dos atores públicos e privados envolvidos na cadeia produtiva da pecuária de corte, para viabilizar o desenvolvimento de sistemas de produção de pecuária bovina que contribuam para o desenvolvimento econômico do Estado do Acre e, ao mesmo tempo, propiciem melhor renda e qualidade de vida para as famílias dos produtores e assegurem a conservação do meio ambiente.

Link Edição Portlet Link Edição Portlet

Abr/2016

Link Expediente Portlet Link Expediente Portlet

Lista de Editores do SP da Area publica Portlet Lista de Editores do SP da Area publica Portlet

Editor(es) técnico(s)

  • Judson Ferreira Valentim
  • Carlos Mauricio Soares de Andrade

Lista de Autores do Tópico Área Pública Portlet Lista de Autores do Tópico Área Pública Portlet

Autores deste Tópico

Nenhum autor associado.

Link Todos Autores Portlet Link Todos Autores Portlet

Imprimir SP Imprimir SP

Imprimir este SP

Atenção: Uma nova janela será aberta.