Apresentação

O caráter social da cultura do maracujá é de grande relevância, uma vez que é uma fruteira cultivada predominantemente em pequenos pomares. Seu cultivo promove a geração de emprego e renda, fixando mão de obra na zona rural. Quando manejado corretamente, o maracujazeiro pode atingir produtividades superiores a 60 t/ha durante um ciclo de 2 anos, porém, no Acre, a produtividade é de apenas 8,5 t/ha devido à não adoção ou uso ineficiente de tecnologias de produção.

Práticas agrícolas, como escolha e manejo adequado do solo, utilização de cultivares adaptadas à região, adoção de espaçamentos corretos, além de calagem e adubação, irrigação, podas, polinizações manuais, controle fitossanitário de pragas, entre outras, podem levar o maracujazeiro a atingir altas produtividades.

Desse modo, a Embrapa Acre coloca à disposição dos produtores, professores e extensionistas, de forma objetiva e concisa, uma importante publicação que aborda as práticas inerentes ao cultivo do maracujazeiro de forma sustentável e econômica.

Esta publicação está de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis). Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas e que tem o apoio da Embrapa para que sejam atingidas. 
 

Eufran Ferreira do Amaral
Chefe-Geral da Embrapa Acre

 

Link Edição Portlet Link Edição Portlet

Jun/2021

Link Expediente Portlet Link Expediente Portlet

Lista de Editores do SP da Area publica Portlet Lista de Editores do SP da Area publica Portlet

Editor(es) técnico(s)

  • Romeu de Carvalho Andrade Neto
  • Sônia Regina Nogueira
  • Jacson Rondinelli da Silva Negreiros
  • Gilberto Costa do Nascimento

Lista de Autores do Tópico Área Pública Portlet Lista de Autores do Tópico Área Pública Portlet

Autores deste Tópico

  • Eufran Ferreira do Amaral

Link Todos Autores Portlet Link Todos Autores Portlet

Imprimir SP Imprimir SP

Imprimir este SP

Atenção: Uma nova janela será aberta.