Painel Portlet
Sistema Orgânico de Produção de Manga para a Região da Chapada Diamantina, Bahia
Sumário
- Apresentação
- Aspectos socioeconômicos
- Exigências climáticas
- Preparo e manejo do solo
- Calagem e adubação
- Variedades
- Produção de mudas
- Implantação do pomar
- Irrigação
- Práticas culturais
- Manejo de doenças
- Manejo de pragas
- Manejo na colheita e pós-colheita
- Mercado e comercialização
- Coeficientes técnicos e rentabilidade
- Referências
- Glossário
Apresentação
A Embrapa Mandioca e Fruticultura, situada em Cruz das Almas, Bahia, tem o prazer de entregar aos produtores de manga o primeiro sistema orgânico de produção proposto para a cultura, para a região da Chapada Diamantina, estado da Bahia. A publicação originou-se de resultados gerados pelo projeto “Desenvolvimento de sistemas orgânicos de produção para fruteiras de clima tropical”, executado no município de Lençóis, BA, como também de informações já existentes e passíveis de uso em sistemas orgânicos, geradas por outras instituições e Unidades da Embrapa. Além disso, foram utilizadas recomendações das boas práticas agrícolas tradicionais, razão pela qual o sistema orgânico de produção não difere totalmente do sistema convencional, ele apenas se ajusta às normas para cultivo orgânico, especialmente em relação à nutrição, ao controle de pragas e à indução floral. Novos ajustes serão feitos à medida que informações de interesse sejam geradas.
As instituições de pesquisa têm se dedicado a estudos com foco em tecnologias que minimizem ou mesmo eliminem o uso de produtos sintéticos nos sistemas de produção. O destaque é a produção orgânica, que tem o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e é regulamentada pela Lei no 10.831, sancionada em 2003. A lei visa à sustentabilidade econômica e ecológica, à maximização dos benefícios sociais, à minimização da dependência de energia não renovável, e emprega, sempre que possível, métodos culturais, biológicos e mecânicos em substituição ao uso de insumos sintéticos. Essa alternativa de produção é importante para o estado da Bahia, que se destaca como o maior produtor nacional de manga, com um montante de 353.689 toneladas (35% da produção nacional), em uma área aproximada de 21.370 hectares (34% da área nacional).
A publicação reúne recomendações técnicas necessárias ao cultivo da mangueira em sistema orgânico, abordando aspectos socioeconômicos, exigências climáticas, preparo e manejo do solo, calagem e adubação, variedades, propagação e mudas, implantação do pomar, irrigação, práticas culturais, manejo de pragas (doenças e insetos), colheita e pós-colheita, mercado e comercialização, coeficientes técnicos e rentabilidade.
Este sistema orgânico de produção atende à meta 2.4 (garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos e implementar práticas agrícolas resilientes, que aumentem a produtividade e a produção, que ajudem a manter os ecossistemas, que fortaleçam a capacidade de adaptação às mudanças climáticas, às condições meteorológicas extremas, secas, inundações e outros desastres, e que melhorem progressivamente a qualidade da terra e do solo) do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 “Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”, bem como à meta 12.2 (alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais) do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”, oferecendo, assim, ao produtor de manga um sistema de produção sustentável, resiliente, com impactos positivos à qualidade do solo.
Com a disponibilização do sistema proposto, espera-se contribuir para o crescimento do cultivo orgânico da mangueira na região e, ao mesmo tempo, influenciar outras regiões brasileiras na adoção da produção orgânica, contribuindo, assim, para melhoria da sustentabilidade na agricultura brasileira.
Alberto Duarte Vilarinhos
Chefe-Geral
Embrapa Mandioca e Fruticultura
Link Edição Portlet
- Embrapa Mandioca e Fruticultura
- Sistema de Produção, 49
- ISSN 1678-8796
Jan/2020
Link Expediente Portlet
Lista de Editores do SP da Area publica Portlet
Editor(es) técnico(s)
- Ana Lucia Borges
- Zilton Jose Maciel Cordeiro