Glossário

A

Acérvulo - frutificação típica de fungos pertencentes ao gênero Coletotrichum, onde são produzidos os esporos do patógeno.

Água facilmente disponível (AFD) - é a fração da Água total disponível (ATD) que se diz facilmente retirada do solo pela cultura, pois essa fração de água está retida a maiores potenciais (ou menores tensões). Ela é o resultado do produto do fator de disponibilidade (f) com a ATD (f x ATD).

Água total disponível (ATD) - é a água compreendida entre a capacidade de campo (CC - limite superior) e o ponto de murcha permanente (PMP - limite inferior) do solo (ATD = CC - PMP).

Anasarca - áreas de tecidos doentes com aspecto encharcado.

B

Blocos de resistência elétrica - blocos construídos de gesso ou outro material (célula de Colman) que medem a resistência do solo à passagem da corrente elétrica, a qual é correlacionada com a umidade ou o potencial desse solo, necessitando, dessa forma, serem calibrados para diferentes tipos de solo.

C

Capacidade de campo (CC) - é a quantidade de água retida pelo solo após a drenagem ter ocorrido ou cessado em um solo previamente saturado por chuva ou irrigação; é a quantidade de água retida pelo solo quando a condutividade hidráulica não saturada se torna tão pequena que o fluxo de água pode ser considerado como sendo zero; para fins de irrigação, capacidade de campo é o conteúdo volumétrico de água em equilíbrio com o componente matricial do potencial de água de -10 a -30 kPa (-0,1 a -0,3 bar).

Clorose (Cloróticas) - amarelecimento dos tecidos foliares, devido à destruição ou não formação de clorofila.

Coalescência (Coalescer) - Fusão de duas ou mais lesões na folha.

Coeficiente de cultura (Kc) - é a razão entre a evapotranspiração da cultura (ETc) e a evapotranspiração de referência (ETo). É variável de acordo com o estádio fenológico da cultura, podendo atingir, por exemplo, valor superior à unidade na fase reprodutiva de muitas culturas; Kc = ETc / ETo.

Coeficiente de depleção (f) ou de disponibilidade da água no solo representa a fração de esgotamento da água do solo, ou seja, o valor (em decimal, 0 < f < 1) que está compreendido no intervalo entre a capacidade de campo (CC) e o ponto de murcha permanente (PMP) no qual seja o limite mínimo de água disponível no solo que não haverá déficit hídrico ã cultura. Assim, o valor de f = 0 representa que não há depleção, ou seja, umidade do solo na CC; ao passo que f = 1 há depleção total da água do solo, não há mais água disponível, isto é, o solo está no PMP. No caso do milho, o valor de f pode estar compreendido entre 0,5 a 0,6.

Coeficiente de tanque (Kt) - é a razão entre a evapotranspiração de referência (ETo) e a evaporação da água do tanque Classe A (ECA). É variável de acordo com as condições climáticas (principalmente umidade relativa do ar e velocidade do vento) e extensão da bordadura do tanque (solo vegetado ou nu); Kt = ETo / ECA.

Conídios - esporo produzido por fungos na fase de reprodução assexual.

Cultivar - Forma cultivada de algumas espécie. No caso do milho serve para designar tanto híbridos quanto variedade, sem distinção.

Curva de retenção ou curva característica - é uma propriedade ou característica físico-hídrica do solo que relaciona o conteúdo volumétrico de água (q) e o componente matricial do potencial de água no solo (Ym), muitas vezes expresso como carga hidráulica, h em unidades de coluna d`água (cm, m).

D

Densidade do solo (d) ou densidade aparente ou global - é a relação entre a massa de uma amostra de solo seco a 110 °C e o volume dessa amostra não deformada, incluindo os espaços ocupados pelo ar e pela água. Também conhecida como massa específica aparente. Geralmente é expressa em g/cm3.

Desintegrar - desaparecer

E

Eficiência de irrigação (Ei) - é a eficiência com que o sistema aplica água à cultura, levando-se em conta fatores como as perdas por deriva, vazamentos etc. e a uniformidade de distribuição.

Endogamia - Fenômeno que corresponde à perda de vigor quando se acasalam indivíduos relacionados por ascendência. O máximo de endogamia ocorre com a autofecundação.

Endosperma - Tecido triplóide encontrado nas sementes de muitas angiospermas. È formado pela união dos dois núcleos polares do óvulo com um dos núcleos do gameta masculino.

Epidemiologia - estudo dos fatores que afetam a ocorrência e disseminação de doenças infecciosas.

Esclerócios - estruturas do fungo capazes de sobreviverem durante dias ou anos, em condições ambientais desfavoráveis.

Esporo - unidade reprodutiva do fungo, correspondente à semente das plantas.

Estande - número de plantas finais por unidade de área.

Evaporação (E) - processo físico, dependente de energia, envolvendo uma mudança de estado da água de uma fase líquida para vapor. Também pode ser definida como a quantidade total de água perdida de uma superfície coberta com vegetação através da evaporação direta da água de interceptação e da superfície do solo.

Evapotranspiração (ET) - combinação da transpiração (T) e evaporação (E); ET = T + E.

Evapotranspiração da cultura (ETc) - é a evapotranspiração real de qualquer cultura em qualquer estádio fenológico, podendo estar sofrendo ou não limitação hídrica ou outro fator que impeça a sua taxa potencial. Diz-se que a ETc é máxima ou potencial quando a cultura não sofre limitações tanto hídrica quanto de outros fatores (ataque de doenças, pragas, restrição mineral etc.).

Evapotranspiração de referência (ETo) - a nova conceituação de ETo considera a taxa de evapotranspiração (ET) de uma cultura hipotética, com uma altura uniforme de 0,12 m, resistência do dossel da cultura de 70 sm-1 e albedo de 0,23. Esse conceito de ETo assemelha-se, bem de perto, a ET de uma superfície extensa coberta com grama de altura uniforme, em crescimento ativo e cobrindo completamente a superfície do solo e sem restrição de umidade.

F

F1 - Primeira geração filial proveniente do acasalamento de progenityores homozigóticos. No caso do milho representa a semente comercial de uma cultivar.

F2 - Segunda geração filial proveniente do intercruzamento ou autofecundação de indivíduos de geração F1. No caso do milho representa o grão colhido de uma lavoura comercial e que será utilizado como semente na lavoura do ano seguinte.

Fator ou fração de disponibilidade ou coeficiente de depleção (f) - é o percentual sobre o total da água disponível no solo que é previamente estabelecido, a fim de que a cultura não sofra redução em sua taxa máxima de evapotranspiração. O seu valor está na faixa de 0 a 1 e depende basicamente do tipo de cultura e das condições climáticas reinantes. Define o conceito de Água Facilmente Disponível.

G

Genótipo - a constituição genética de um organismo.

H

Híbrido - Indivíduo resultante do acasalamento de dois progenitores com genótipos diferentes.

Híbridos duplos - semente de milho obtida pelo cruzamento de dois híbridos simples, envolvendo, portanto, quatro linhagens endogâmicas.

Híbridos triplos - semente de milho obtida do cruzamento de um híbrido simples com uma terceira linhagem.

Híbridos simples - semente de milho obtida pelo cruzamento de duas linhagens endogâmicas.

Hifas - estrutura filamentosa simples ou ramificada, septada ou não, de cor variável.

Hospedeiro - todo vegetal do qual o fungo retira os nutrientes para seu sustento

I

Inóculo - o patógeno ou parte do patógeno capaz de causar infecção. A parte ou porção do patógeno que entra em contacto com o hospedeiro.

J

 

K

 

L

Lâmina bruta de irrigação (LB) - é lâmina total que deverá ser aplicada prevendo-se perdas (devido a deriva, vazamentos etc.) e a uniformidade de distribuição, por isso é obtida pela divisão da lâmina líquida (LL) pela eficiência de irrigação (Ei) (LB = LL / Ei).

Lâmina líquida de irrigação (LL) - é a lâmina de água que representa o consumo real de água pela cultura, essa deverá ser adicionada ao solo para suprir a demanda das plantas num determinado espaço de tempo, o qual pode ser definido pelo turno de irrigação.

Lesão - área de tecido doente (clorótica ou necrótica).

M

Micélio - parte vegetativa dos fungos, formada por um conjunto de hifas

Mollicute - microorganismos do grupo procarionte sem parede celular, pertencentes aos gêneros Spiroplasma e Phytoplasma

N

Necrose(Necróticas) - morte ou descoloração de tecidos foliares resultantes da infecção por um agente patogênico.

O

 

P

Patógeno - qualquer organismo vivo capaz de causar doença.

Perfilhamento - Capacidade de alguns grupos de plantas emitir brotação lateral

Picnídios - corpos de frutificação dos fungos dentro dos quais sãso produzidos os conídios

Plantabilidade - Facilidade de passagem das sementes tratadas com inseticidas, em sistema de distribuição de disco de plantio, após o uso do grafite como agente lubrificante

Plântula - plantas com poucos dias de emergência

Potencial da água no solo (Y) - representa o estado de energia da água no solo e governa todos os processos de transporte de água no sistema solo - planta - atmosfera; representa o trabalho realizado quando a unidade de massa (volume ou peso) de água em estado padrão é levada isotérmica, isobárica e reversivelmente para o estado considerado no solo. Esse potencial é o somatório dos potenciais de pressão, de soluto ou osmótico, matricial e gravitacional. Para efeito de irrigação, o potencial matricial torna-se o componente mais importante, que expressa a parte do potencial de água devido à interação com a matriz do solo, esse é sempre negativo e normalmente chamado também de tensão da água no solo, neste caso, ele é representado em módulo (sem o sinal negativo).

Ponto de murcha permanente (PMP) - é o conteúdo de água no solo retido a um componente matricial do potencial de água tão elevado, em valor absoluto, tal que a maioria das plantas não consegue extrair água do solo e entra em murcha permanente; para fins de irrigação, o ponto de murcha permanente é o conteúdo volumétrico de água em equilíbrio com o componente matricial do potencial de água no solo de -1500 kPa (-15 bar).

Profundidade efetiva do sistema radicular (Z) - é a profundidade do solo considerada onde se concentra o maior volume de raízes, que é particularmente útil para a determinação da lâmina de água no solo que pode estar disponível ãs plantas.

Pústula - pequenas elevações que se formam na epiderme da folha, resultante da pressão causada pelos uredosporos formados internamente.

Q

 

R

Radiação Fotossintéticamente Ativa - É a radiação que efetivamente faz a fotossintese.

S

Senescentes - plantas no estádio final do ciclo

Sistêmica(infecção) - Disseminada internamente por toda parte da planta.

T

Tanque Classe A - tanque de aço com diâmetro de 120 cm e altura de 30 cm que é utilizado cheio de água para medir a sua evaporação diária (ECA) e relacioná-la com a evapotranspiração de referência (ETo) através do coeficiente de tanque (Kt); ETo = Kt x ECA.

Tensiômetro - é um instrumento que mede o componente matricial do potencial de água no solo na faixa entre 0 e -80 kPa. Os valores determinados através do tensiômetro podem ser expressos nas seguintes unidades: centibar ou quilopascal, atmosfera, metro ou centímetro de coluna d`água ou centímetro de mercúrio.

Transpiração (T) - quantidade total de água perdida de uma superfície coberta com vegetação através da evaporação direta da água que passa principalmente pelas folhas das plantas.

Turno de Rega ou de Irrigação (TI) - é o intervalo de tempo (geralmente em dias) entre duas irrigações sucessivas, sendo esse o tempo necessário para que a cultura consuma, através da evapotranspiração (ETc), a água facilmente disponível (AFD) no solo na profundidade efetiva do sistema radicular (Z). Portanto, TI = AFD x Z / ETc.

U

 

V

Variedade - um conjunto de plantas com características comuns, sendo um material geneticamente estável.

Velocidade de infiltração (VI) - é a velocidade com que a água se infiltra no solo. É expressa em termos de altura de lâmina de água por unidade de tempo. A velocidade de infiltração nos solos diminui com o aumento do tempo de aplicação da água. No início ela é relativamente alta e vai diminuindo gradativamente até um valor quase constante. Nesse ponto, onde a variação da VI é muito pequena, praticamente constante, ela é chamada de Velocidade de Infiltração Básica (VIB).

W

 

X

 

Y

 

Z

 

Link Edição Portlet Link Edição Portlet

9ª edição

Nov/2015

Link Expediente Portlet Link Expediente Portlet

Lista de Editores do SP da Area publica Portlet Lista de Editores do SP da Area publica Portlet

Editor(es) técnico(s)

  • Israel Alexandre Pereira Filho

Lista de Autores do Tópico Área Pública Portlet Lista de Autores do Tópico Área Pública Portlet

Autores deste Tópico

Nenhum autor associado.

Link Todos Autores Portlet Link Todos Autores Portlet

Imprimir SP Imprimir SP

Imprimir este SP

Atenção: Uma nova janela será aberta.